O programa Maranhão Livre da Fome chegou neste fim de semana aos municípios de Santa Quitéria, Brejo e Urbano Santos, no Maranhão. A iniciativa contempla famílias em situação de extrema pobreza com um benefício mensal para compra de alimentos. O governador Carlos Brandão participou das entregas e anunciou novas obras de infraestrutura nas localidades.
Mais de seis mil beneficiários em Santa Quitéria
Em Santa Quitéria, 1.462 famílias foram contempladas com o cartão do programa, o que representa mais de 6 mil pessoas beneficiadas. O valor mensal de R$ 200 por família, somado a R$ 50 por criança de até seis anos, será creditado em cartão pré-pago exclusivo para compra de alimentos em estabelecimentos cadastrados.
Durante o evento, Brandão anunciou também a revitalização da MA-034, a construção de uma nova adutora para abastecimento de água e a reforma da escola Heitor Pedrosa. A prefeita Sâmia Moreira destacou outras ações do governo estadual no município, como a entrega de ambulância e computadores a escolas.
Ação chega a Brejo e Urbano Santos
Em Brejo, 1.800 famílias foram registradas no programa e participaram da entrega dos cartões. A prefeita Thâmara Castro elogiou a sensibilidade da medida, lembrando que o valor irá complementar o benefício do Bolsa Família. Também foram oferecidos serviços de saúde durante o evento.
Urbano Santos registrou 900 famílias no programa. O prefeito Clemilton Barros destacou o impacto direto na economia local com a circulação dos recursos. A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, ressaltou o caráter municipalista da gestão estadual e a importância da ação para a população vulnerável.
O programa inclui ainda cursos de capacitação profissional para promover autonomia financeira às famílias. Segundo Brandão, essa etapa será desenvolvida em parceria com empresas públicas e privadas para ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.