Boi Proteção de São João realiza gravação de live para documentário
Blog do Thales Castro - Thales Castro

Boi Proteção de São João realiza gravação de live para documentário

O Bumba meu Boi Proteção de São João, através da Secretaria de Cultura do Maranhão e Lei Aldir Blanc, vai realizar uma gravação com os integrantes da brincadeira do sotaque da Baixada. O grupo que é da comunidade do Anjo da Guarda possui um CD gravado com 15 faixas.

 

Sob a proteção dos Santos Juninos, o grupo cumpre todos os anos uma agenda intensa de apresentações por todo o Maranhão, a exemplo dos municípios de Cajari, Monção, Vitória do Mearim, São Luís, São José de Ribamar, Pindaré Mirim e Santa Inês.

 

O batalhão também realiza um trabalho social na comunidade do Anjo da Guarda, com oficinas de Bordados de missangas e canutilhos, confecções de indumentárias, costuras, oficinas de toques e dança.

 

HISTÓRIA DO GRUPO

 

A brincadeira originou-se de uma promessa feita pela Srª Doroteia Duarte Santos, mãe de Ivaldo Duarte dos Santos,(apelido) Domingos Santos, que aos 03 anos de idade ficou muito doente e sua mãe fez a promessa para São João que se seu filho ficasse curado iria brincar Bumba meu Boi enquanto vida tiver. O grupo foi criado em Santa Inês sob a responsabilidade de seu pai Raimundo Eugenio Santos em 1947 e no ano de 1985 foi transferido para São Luis, passando a ficar sob a responsabilidade do Sr° Ivaldo Duarte Santos (apelido).

Categoria: Notícias