‘Café com Notícias’ – Chaguinhas prega união de Câmaras pela efetivação de metropolização

O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (19), na TV Assembleia, exibiu conversa do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal da capital, Francisco Chaguinhas (Podemos), com a jornalista Elda Borges sobre temas como o projeto de efetivação da metropolização da região de São Luís, que, segundo ele, agora sairá do papel. Para isso, ele defende a união dos legislativos municipais.

 

“A metropolização é um algo a mais na gestão dos municípios e são 13 cidades na Região Metropolitana de São Luís”, ressaltou o parlamentar, lembrando que a principal vocação de todos é o turismo, com espaço também para o comércio e a indústria.

 

“É importante para os municípios porque eles, unidos, vão buscar ações no atacado. No varejo, sozinhos, eles não rompem as barreiras. E é maior, tem o ‘efeito guarda-chuva’, amparando todos”, observou.

 

Segundo o vereador, entre passos a serem dados está o agrupamento dos vereadores dos municípios da Região Metropolitana. “Vamos dar esse fortalecimento’”, assinalou, dizendo que os parlamentares passarão a ser, também, vereadores metropolitanos.

 

Chaguinhas lembrou que foi secretário de Metropolização na gestão do então prefeito Tadeu Palácio, uma época em que ainda não havia sido aprovada, pela Assembleia, a Lei Complementar nº 174/2015 (originária do PL nº 004/2015, de autoria do Poder Legislativo, que dispõe sobre a instituição e gestão da Região Metropolitana da Grande São Luís).

 

O parlamentar também elencou obras que podem melhorar a vida da população nessas cidades, como a construção de um Hospital Metropolitano, e detalhou que o Maranhão tem outros polos metropolitanos a serem criados, caso de Imperatriz, Presidente Dutra e Bacabal.


Protocolo

 

O vereador falou, ainda, sobre o Protocolo da Parturiente, segundo o qual o atendimento na rede pública de saúde deverá garantir à gestante o direito de optar pelos procedimentos eletivos que lhe proporcionem mais conforto e bem-estar, incluindo uma sala de pré-parto, com procedimentos médicos para alívio da dor.

 

“É uma responsabilidade de todos. E o Protocolo da Parturiente é um universo muito grande de discussões nesse sentido de colocar em órbita o respeito, o acolhimento e o carinho”, afirmou.

 

O programa ‘Café com Notícias’, que tem produção da jornalista Márcia Macieira, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade