O juiz Luis Fernando Xavier Guilhon Filho, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, atendeu representação formulada pela coligação Juntos Pelo Trabalho e suspendeu a divulgação do resultado de pesquisa de intenção de voto para o Governo realizada pelo Instituto Econométrica, apelidado pelos comunistas maranhenses de Enganométrica.
O levantamento é um dos vários registrados na Justiça Eleitoral que, claramente, distorcem a realidade e inflam a candidatura a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB).
A representação apontou uma série de irregularidades contidas na pesquisa, como informações incorretas no plano amostral; inserções de nomes de políticos que não estão concorrendo no pleito majoritário; dentre outras.
“Extraí-se do sistema PesqEle que a pesquisa registrada sob o n.º MA 06939/2022 se refere aos Cargos de Governador e Senador, todavia o item 01 faz referência expressa à eleição ao cargo de Presidente da República. Percebe-se assim, que o mencionado item do questionário da Pesquisa (01) contraria a regra do art. 2º, X da Resolução 23.600/2019. Por derradeiro, e não menos importante, observo que a pesquisa impugnada efetivou a distribuição da amostra a partir da representação do eleitorado em 06 (seis) regiões do Estado, assim classificadas como Mesorregiões. Ocorre que, em rápida consulta ao site da wikipedia[1], infere-se que o Estado do Maranhão divide-se em 05 (cinco) Mesorregiões, o que demonstra, neste juízo perfunctório, aparente descompasso do plano amostral com a distribuição do eleitorado maranhense. Destarte, sem prejuízo de análise vertical após a oitiva da Representada e do Ministério Público Eleitoral, entendo que a plausibilidade do direito invocado se mostra presente”, disse o magistrado.
“Ante o exposto, DEFIRO o pedido de liminar, para suspender a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número MA04251/2022, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)”, completou.
Na semana passada, Luis Fernando Guilhon também proibiu a divulgação dos números de uma pesquisa promovida pelo Instituto Verita Ltda.
Faltando uma semana para o pleito de outubro, a tática do Palácio dos Leões é divulgar resultados fantasiosos de pesquisas com o objetivo de tentar passar a falsa impressão de liderança folgada de Brandão. Blog do Gláucio Ericeira