Maranhão recebe novas doses de CoronaVac
Blog do Thales Castro - Thales Castro

Maranhão recebe novas doses de CoronaVac

O Governo do Estado recebeu, nesta quarta-feira (3), mais 62.400 doses da vacina da CoronaVac. Os imunizantes serão destinados à vacinação de 29.675 pessoas, entre trabalhadores da saúde e pessoas idosas com idade de 80 a 84 anos. As doses chegaram na capital maranhense nesta madrugada e foram enviadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (CEADI-MA), localizada no bairro da Vila Palmeira.

 

“A distribuição das doses continuará seguindo a mesma logística já utilizada de transporte e segurança. A Rede de Frio fará a conferência, separação e posteriormente a distribuição para os 217 municípios maranhenses”, destaca a secretária adjunta de Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira.

 

Assim que finalizada a separação dos imunizantes, a distribuição seguirá sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o auxílio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que disponibiliza aeronaves para o deslocamento aéreo e escolta policial para o deslocamento por via terrestre.

 

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, destacou que a SES tem feito o monitoramento das vacinas. “A secretaria montou uma equipe institucional para manter contato com os municípios via Regionais de Saúde, no intuito de nortear a execução do Programa de Imunização. Além disso, temos estabelecido contato para tirar dúvidas e orientar quanto às normas técnicas”, pontuou.

 

O acompanhamento também é realizado através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, plataforma responsável por demonstrar a situação vacinal dos municípios. A SES também tem enfatizado junto aos municípios para que seja realizado o serviço de Busca Ativa para vacinar o máximo de pessoas possível, bem como incentivado a criação de estratégias para mobilizar a população a ir aos pontos de imunização.

 

Decreto

 

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (3), o governador Flávio Dino condicionou a entrega das novas doses aos municípios que comprovarem a aplicação de, pelo menos, 60% das doses de vacinas já recebidas anteriormente. A determinação constará em decreto assinado pelo governador Flávio Dino e publicado nesta quarta-feira.

Categoria: Notícias