Está em casa o maranhense de Imperatriz que estava no grupo de brasileiros repatriados que chegaram de Israel. O voo do pastor Antônio Dias chegou a Imperatriz na madrugada desta quinta-feira (12), após escala no Recife (PE) e São Luís (MA).
O líder religioso, que é dono de uma agência de viagens, foi recebido pela família no aeroporto da cidade. Abraços e emoções marcaram o reencontro após dias de tensão vividos por Antônio Dias. Eles também aproveitaram para fazer uma oração após a chegada.
O pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Imperatriz retornou no primeiro avião de resgate que pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) dessa terça-feira (10) e fez voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal.
Além dele, a maranhense Nanda Dourado, que foi a Israel fazer um documentário, também retornou ao Estado. Ela mora no município de Bom Jesus das Selvas. Agora, a rotina volta ao normal depois de viverem momentos de tensão e ficarem retidos em razão do início da guerra com o Hamas.
Mais aviões trazendo brasileiros de Israel
Mais um grupo de repatriados brasileiros procedentes de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12). O avião KC-30 (Airbus A330 200), pousou por volta das 2h40, com 214 pessoas.
As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Recife, em São Paulo e as duas últimas no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul. A parceria é uma articulação da Presidência da República com a companhia.
O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Seguiu-se, então, forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.
Ataques e mortes em Israel
Israel e o Hamas estão em conflito desde o último sábado (7), quando o grupo terrorista, que governa a Faixa de Gaza, invadiu Israel, matando e sequestrando civis.
No confronto no último fim de semana, os brasileiros Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos, morreram. Os dois foram vítimas do ataque do Hamas a um festival de música eletrônica que ocorria no Sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza.
Segundo a imprensa israelense, só no local, já foram localizados 260 mortos. (Imirante)