Prefeitura de São José de Ribamar passa a aderir ao Consórcio Intermunicipal Multimodal – CIM

Dr. Julinho firma compromisso de adesão à entidade com o objetivo de integrar ações de responsabilidade social da Vale em articulação e integração com ações governamentais já em curso.


O prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos – o Dr. Julinho (Podemos), se reuniu na sede do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) em São Luís, com o presidente da instituição, Francisco Dantas (Fufuca) e o diretor geral Max Andrade.

Na ocasião, o Dr. Julinho confirmou a adesão da cidade ribamarense ao Consórcio, composto por outros 25 municípios maranhenses que fazem parte do corredor da Estrada de Ferro Carajás, impactados pela mineração.

A entidade surgiu com o objetivo de integrar ações de responsabilidade social da Vale em articulação e integração com ações governamentais visando atender as necessidades de comunidades impactadas diretamente e indiretamente pela atividade mineral em solo maranhense.

O termo de adesão foi assinado pelo prefeito ribamarense na última terça-feira (21), em ato realizado na sede da entidade com participação do advogado Emerson Macedo representante do setor de Indústria e Comércio da cidade balneária. Na mesma assembleia geral também foi aprovada a adesão do município de Parauapebas – PA ao grupo.

“A partir de hoje São José de Ribamar passa a constar na lista dos municípios afetados por exploração de recursos minerais e nada mais justo que fazer adesão a este consórcio tão importante para o estado e que tem entre suas atribuições a articulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, declarou Dr. Julinho.

Criado em 2013, o CIM deu passo significativo a partir da aprovação da Lei 13.540/2017 que beneficia os municípios brasileiros que fazem transporte ou são afetados pela exploração de substâncias minerais. Inicialmente o consórcio tinha como único objetivo dialogar com a Vale sobre compensações ambientais. A partir da conscientização dos prefeitos de que seria possível ampliar a atuação, se iniciou um movimento para buscar apoio dos parlamentares no Congresso Nacional.

“Bem, hoje o município de São José de Ribamar faz a sua adesão ao consórcio intermunicipal multimodal, uma importante ferramenta que congrega todos os municípios afetados ou por onde a ferrovia Carajá passa. O nosso município tem se protagonizado pela forma inteligente de se articular e essa adesão é mais uma concretização dessa estratégia que o município tem adotado de buscar parcerias para atrair para o município mais empregos, motivar a economia e dinamizar todo o processo produtivo”, frisou Dr. Emerson Macedo.

O consórcio tem a missão de articular políticas públicas que induzam o desenvolvimento econômico e social dos municípios situados no corredor da ferrovia, como forma de compensação dos impactos socioeconômicos e ambientais ocasionados pela implantação da ferrovia.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal destacou a importância da entrada de São José de Ribamar ao colegiado e afirmou que tem uma grata satisfação em receber a adesão do Dr. Julinho.

“Esse é um momento ímpar, simbólico, considerado extremamente importante para o Consórcio Intermunicipal Multimodal. Temos uma grata satisfação em receber a adesão do prefeito Dr. Julinho. Reconheço que o ingresso de São José de Ribamar no Consórcio muda muito as coisas”, destacou o presidente do CIM, o prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Francisco Dantas (Fufuca).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Publicidade